Compressor elétrico ou diesel: qual a diferença e onde usar?
Utilizados em diversos segmentos, os compressores são equipamentos extremamente importantes e fundamentais. Cada tipo de compressor possui características e especificações técnicas ideais para cada utilização, por esse motivo, é imprescindível conhecer um pouco mais sobre as vantagens dos principais tipos.
A locação de compressores de ar é uma solução rápida, prática e econômica para centros estabelecimentos comerciais, indústrias, hospitais, construção civil e muito mais. Confira a seguir as principais diferenças entre os modelos, além disso, saiba onde usar cada um deles e qual escolher:
Compressor a diesel
Os compressores a diesel possuem potência de 130 a 1600 pcm, consequentemente isso torna o compressor a diesel mais potente do que outros modelos de compressor.
Esse tipo é extremamente versátil e compacto, além de ser portátil, o que permite uma maior facilidade no momento do deslocamento quando necessário e principalmente facilita o manuseio durante a realização da operação.
O compressor de ar a diesel oferece máxima confiabilidade e praticidade, com baixo consumo de combustível e manutenção, todas essas vantagens tornam esse tipo de compressor ideal para atividades que exigem potência.
Por exemplo, esse modelo é extremamente utilizado na destruição do asfalto, de rochas pesadas e de outros trabalhos semelhantes.
Compressor elétrico
A potência dos compressores elétricos costuma variar entre 90 a 1000 pcm, no entanto, apesar de eles serem menos potentes do que os compressores a diesel, esse tipo de compressor exerce sua função com eficiência, sem exigir muitas mudanças na infraestrutura para a sua instalação.
A locação de compressores elétricos atende diversos segmentos, dentre eles, é principalmente utilizado por empresas de limpeza com ar comprimido, trabalhos com pintura e além disso, fornecem energia para ferramentas pneumáticas.
Qual escolher?
Essa resposta é extremamente pessoal, não existe uma receita a ser seguida para não errar na escolha, tanto o compressor a diesel quanto o elétrico possui as suas características e especificações, por esse motivo, cada um é indicado para uma situação.
No momento da escolha para aluguel de compressor é fundamental atentar-se a alguns detalhes, como:
- Para que ele será usado;
- Onde ele será utilizado;
- A compatibilidade com a instalação elétrica do lugar;
- Capacidade da pressão.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Argil e saiba muito mais.