Gerador a diesel ou a gasolina: qual o melhor?
Antes artigo de luxo, hoje em dia, para garantir a segurança e funcionalidade de qualquer estabelecimento, independente do segmento, é imprescindível possuir um gerador de energia.
Quedas repentinas de energia elétrica são extremamente comuns, não possuir um gerador de energia é correr o risco de ficar na mão a qualquer momento. Comprar um gerador pode ser muito caro e inviável, por isso existem empresas de locação de equipamentos pneumáticos.
No entanto, para comprar ou locar um gerador, muitas dúvidas surgem acerca de qual tipo escolher, o gerador a diesel ou a gasolina. Confira as vantagens e desvantagens de cada um:
Vantagens e desvantagens do gerador a diesel
A grande vantagem do gerador a diesel está na maior durabilidade comparado aos geradores a gasolina, isso porque os a diesel costumam ser mais robustos.
Além do diesel ser um combustível mais barato, esse tipo consome menos combustível.
Por serem muito barulhentos, são indicados para lugares onde há grande demanda de consumo de energia contínua. Como grandes fábricas, indústrias, shoppings, hotéis e canteiros de obra.
Tanto o gerador a diesel, quanto o compressor a diesel e outros equipamentos movidos a diesel possuem altos níveis de poluição comparados a outros combustíveis.
Outra desvantagem está no custo de aquisição, em contrapartida os custos com manutenção são mais baratos.
Vantagens e desvantagens do gerador a gasolina
A grande vantagem dos geradores a gasolina está no fato de serem mais silenciosos, por isso seu uso é ideal para estabelecimentos com atendimento ao público, shows e eventos de grande e médio porte.
O custo de aquisição é muito mais barato comparado aos outros. No entanto, possui a manutenção mais cara, além da grande probabilidade de quebra por possuírem motores mais complexos.
Outra grande desvantagem está aliada ao maior consumo de combustível, sem contar o fato de que a gasolina é um combustível mais caro.
Qual a melhor opção?
Cada gerador possui as suas vantagens e desvantagens, e possuem situações de uso ideal.
No entanto, se o seu objetivo é um gerador que funciona sempre, não somente nos casos de falta de energia elétrica, o gerador a diesel é a melhor opção, pois esse modelo é mais econômico e robusto, ou seja, gasta menos com combustível e manutenção ao longo do tempo.
Para dimensionar a capacidade você deve observar qual o consumo da linha ou ferramenta, sendo medida em capacidade (pcm ou cfm) e pressão (kg ou bar). A Argil possui de 90 pcm a 1600 pcm de vazão e pressão de 7 a 30 bar.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Argil para ter acesso a mais artigos como este.